Implantes

Implantes, recupere seu sorriso e seu bem-estar. Que o sorriso é muito importante para a autoestima e o bem-estar, todo mundo sabe. E foi com isto em mente que a odontologia precisou se modernizar e criar novos tratamentos para recuperar o sorriso de pessoas que, por qualquer motivo que seja, tenham perdido algum de seus dentes. Assim, nasceu a implantodontia, um ramo da odontologia específico para a reabilitação de pacientes. Isto porque, além da função estética, a perda de um ou mais dentes afeta diretamente suas características funcionais, dificultando a mastigação e ingestão de alimentos, além de ter potencial para prejudicar outras funcionalidades, como a fala e a respiração.

Através de técnicas modernas e seguras, a implantodontia realiza a implantação de estruturas de metal, geralmente titânio, posicionadas nos ossos das regiões da mandíbula e da maxila, logo abaixo da gengiva, e que terão como principal função a substituição da raiz dentária. Estas estruturas serão, posteriormente, utilizadas como suporte dos novos dentes, acoplados e posicionados através de próteses especiais e personalizadas para cada paciente. Estas próteses podem ser totais ou parciais, ou seja, podem conter um ou mais dentes, de acordo com as particularidades de cada caso.

 O que são implantes dentários

Os implantes dentários são compostos por uma estrutura de metal posicionada no osso do maxilar, logo abaixo da gengiva, e tem como principal função substituir a raiz dentária natural, servindo de suporte para os novos dentes, acoplados e posicionados através de próteses.

 A maioria dos procedimentos que utilizam implantes dentários têm como objetivo melhorar a estética e a funcionalidade dos dentes superiores, mas também é possível realizar este tipo de tratamento para os dentes inferiores, visto que é relativamente comum esta região da boca também ser afetada por perdas ao longo da vida. Porém, como a estrutura posterior da mandíbula não possui uma quantidade suficiente de osso para sustentar o implante, é necessário realizar enxertos ósseos na região, a fim de garantir mais qualidade para o resultado final.

 Ao ser posicionada no local correto, a estrutura de metal inicia a sua integração com o osso (osseointegração), em um processo que pode levar até seis meses para ser finalizado. Após a osseointegração estar concluída, é feita uma segunda cirurgia para remover a gengiva que recobre o implante e, assim, poder conectar um ou mais dentes artificiais sobre ele. Estes dentes podem ser individuais ou ainda agrupados em dois tipos de próteses, a de protocolo e a overdente. 

Como é o procedimento

Aqui na Dental Chick, temos uma equipe altamente especializada para atender este e outros ramos da odontologia, sempre com excelência, qualidade e segurança. Quando um paciente chega relatando problemas de perda dentária, um dos tratamentos indicados para recuperar a naturalidade do seu sorriso é a implantodontia.

Caso o paciente opte pelo procedimento, é preciso realizar exames e agendar previamente um espaço em sua agenda para que o tratamento possa ser iniciado. Isto porque o primeiro passo é fazer uma avaliação da área afetada, para averiguar se será necessário um implante total ou parcial. Em casos onde faz-se necessária a implantodontia total, especialmente quando dentes adjacentes estiverem em estado de comprometimento, é preciso primeiro remover os dentes através de uma extração dentária.

No dia do procedimento

Quando a área estiver apta a receber os implantes, o profissional de odontologia fará uma cirurgia para a sua instalação. Para isso, é feito um corte na gengiva do paciente, por onde os implantes serão posicionados e fixados na mandíbula ou na maxila, dependendo de cada caso. Mas este é só o primeiro passo da transformação do sorriso, pois antes que seja possível inserir as próteses dentárias, o paciente deve esperar um tempo para que ocorra a osseointegração, ou seja, uma integração estável e funcional do material de titânio com o seu organismo. Esta etapa costuma ser bastante variável, mas em média, o tempo entre a realização do implante e a colocação das próteses pode durar de quatro a seis meses.

Durante este tempo, o paciente deverá utilizar uma coroa provisória, que serve tanto para evitar a perda do espaço como também para dimensionar como será o dente de cerâmica, além, claro, de não precisar ficar um período prolongado sem seus dentes funcionais. É importante, ainda, ressaltar que, especialmente nas primeiras semanas, é comum o paciente sentir dores e um certo desconforto na região operada, visto que existe ali agora um elemento estranho ao organismo. Mas, com o tempo, este incômodo vai desaparecendo e tanto o corpo quanto o paciente voltam ao seu estado normal.

Somente após a osseointegração ter sido finalizada é que o paciente estará preparado para a próxima fase do tratamento, que é a colocação das próteses. Estas próteses podem ser de dois tipos. O profissional de odontologia irá recomendar o que considera mais apropriado para cada caso, mas a decisão e a escolha final são sempre do paciente, que deverá fazê-las com base em seus próprios objetivos. Em alguns casos, o profissional opta por indicar uma carga imediata, realizada logo após a colocação dos implantes, para devolver ao paciente a forma estética de seus dentes imediatamente.

Prótese overdenture

Por ser totalmente removível e exigir um número menor de implantes para sua sustentação (geralmente, de dois a seis), ela é a opção mais barata. É confeccionada em resina e tem a mesma funcionalidade que uma dentadura, porém tendo como diferencial a segurança da fixação que só uma prótese pode proporcionar. E, por ser removível, o paciente pode removê-la a qualquer momento, o que facilita muito na hora da higienização e limpeza;

Prótese protocolo

Esta técnica é indicada para pessoas que buscam o melhor resultado estético e, principalmente, escapar do uso de dentaduras. As próteses protocolo costumam ser fixadas sobre quatro a até oito implantes, e por serem fixas, só podem ser modificadas ou retiradas no próprio consultório de um odontologista especialista. Além disso, sua estrutura com dentes em resina ou porcelana exigem muito cuidado do paciente para a sua conservação, portanto, atenção com a alimentação e, especialmente, a escovação.

Recuperação

O processo de recuperação e cicatrização é relativamente tranquilo, sendo que o paciente deve seguir atentamente as orientações recebidas e tomar os medicamentos receitados. Especialmente nas primeiras semanas, a alimentação exige cuidado especial, sendo que deve-se dar preferência a alimentos líquidos e pastosos, sempre frios. Além disso, a higienização é fundamental para evitar o risco de infecções.

 Logo após a colocação das próteses, é recomendável ficar de repouso por um período de dois a até dez dias, dependendo da complexidade do procedimento realizado. Atividades físicas também não são recomendadas.

O que esperar dos resultados

A implantodontia tem ganhado espaço nas técnicas de odontologia por seus resultados seguros e duradouros. As peças de titânio que são inseridas para sustentar as próteses costumam durar por 15 a até 20 anos. Já as próteses também têm uma durabilidade estendida, chegando a alcançar até 10 ou mais anos de resistência.

A aparência é perfeita, praticamente indistinguível de uma dentição normal, o que explica a grande procura por este tratamento. O paciente não terá limitações quanto o que comer, o implante ser rejeitado e ser necessário um novo implante.

Consulte nossa equipe e venha fazer uma avaliação. Não tem nada melhor do que sorrir com alegria e disposição, e de sorrir com alegria a gente entende. Esperamos você para melhorar ainda mais o seu sorriso.