Clareamento dental

Um dos fatores que mais influencia na beleza de um sorriso é a tonalidade dos dentes. Muito mais do que a sua forma e posição, os dentes brancos denotam uma boca limpa e saudável, além de fazer bem também para o bem-estar pessoal. Não é por menos que um dos procedimentos mais requisitados em consultórios odontológicos nos últimos anos têm sido o clareamento dental.

O tratamento é procurado pois diversos fatores, como hereditariedade, falta de boa higiene bucal, alimentação inadequada e consumo excessivo de café ou cigarro aceleram o escurecimento dos dentes, e nestas situações, nem mesmo a escovação adequada, aliada a utilização de fio dental e enxaguantes bucais, serão efetivas para impedir que os dentes fiquem com um tom mais amarelado. Mas, com a alta procura por métodos de clarear os dentes, e os diferentes métodos possíveis, diversas dúvidas pairam na cabeça dos pacientes, principalmente quanto a segurança, qualidade e duração dos resultados e, claro, o preço do tratamento.

tipos de clareamento dental

Com os avanços tecnológicos, dois tipos de clareamento são os mais procurados e também os mais realizados atualmente.

Clareamento no consultório

Assim como a maioria dos procedimentos e tratamentos para a saúde bucal, o clareamento dental feito em consultório é o maneira mais recomendada para pacientes que desejam deixar seus dentes mais brancos de forma rápida e, principalmente, segura. Os resultados deste tipo de clareamento são mais rápidos, pois a concentração de produtos utilizados para o clareamento é mais alta, tornando-o assim mais eficiente. O procedimento em consultório ainda conta com o auxílio de um raio laser, que potencializa o efeito das substâncias. A aplicação pode ser realizada de uma a até três sessões, dependendo do grau das manchas existentes nos dentes do paciente. Em relação a valores, este procedimento em consultório costuma ser mais elevado, pois gera resultados de forma mais rápida e duradoura.

Clareamento em casa

este tipo de tratamento tem se popularizado, com diversas marcas conhecidas da odontologia lançando produtos para o público que deseja ter dentes mais brancos mas não tem tempo de realizar o tratamento em consultório. No entanto, a comodidade do lar tem como contraponto a necessidade do paciente ter paciência, uma vez que esta modalidade leva mais tempo para apresentar resultados quando comparada ao tratamento em consultório. Aqui, é utilizado um gel clareador aplicado sobre uma moldeira de silicone, que deve ser utilizada pelo paciente todos os dias durante um período de, aproximadamente, um mês, sempre respeitando as orientações do odontologista.

Seja qual for a sua escolha, uma coisa nunca muda: jamais realize qualquer procedimento de clareamento sem antes consultar um especialista da área da odontologia. Dependendo do seu caso, o profissional, devidamente habilitado, terá condições de avaliar a sua situação e, dependendo de diversos fatores, sugerir que o clareamento seja realizado no próprio consultório ou, ainda, o clareamento em casa. O bom profissional é aquele que não irá pressionar o paciente para escolher o tratamento no consultório, mas sim recomendar a melhor opção para o bem-estar do próprio paciente, mesmo que isto signifique não realizar o procedimento em seu consultório.

Além disso, nos dois tipos de procedimento, o resultado não é permanente. Dependendo do método escolhido, o tom mais branco dos dentes pode permanecer de dois a até cinco anos, dependendo diretamente dos cuidados que o paciente irá tomar.

Quais são as contraindicações

Pessoas que estejam passando por problemas bucais, como placa, tártaro ou sensibilidade na gengiva que causa sangramentos, não devem realizar nenhum tipo de clareamento, seja ele em consultório ou em casa. Isto é recomendado porque nestas situações, a saúde bucal está debilitada, e sendo assim, as substâncias utilizadas no processo de clareamento podem agir diretamente nas regiões sensíveis, agravando ainda mais os problemas.

Para realizar um clareamento, é preciso ter mais de 16 anos, idade na qual os dentes estão desenvolvidos quase que em sua totalidade. Um cuidado pouco seguido por pacientes acontece justamente após o início do tratamento. Como os dentes ficam mais sensíveis e expostos, ficam também mais suscetíveis a agentes externos, sendo assim, bebidas como vinhos ou sucos com tonalidades fortes tendem a deixar pigmentos colados nos dentes, dificultando e comprometendo todo o tratamento.

Além disso, para manter este novo sorriso por mais tempo, é preciso tomar alguns cuidados após a realização do clareamento, seguindo à risca todas as recomendações que o especialista indicar. Com dentes mais brancos, cria-se uma nova rotina de cuidados que vão muito além da escovação e manutenção da boa saúde bucal. Estas ainda são importantes, mas devem ser acompanhadas de possíveis mudanças e hábitos alimentares, como consumo de bebidas escuras (cafés, refrigerantes e vinhos), cigarro, e também alimentos muito doces ou muito ácidos. Além de fazer bem aos dentes, optar por uma alimentação balanceada e saudável também traz benefícios para a saúde geral do paciente.

Sorriso sincero vale por dois

Como podemos ver, o clareamento dental é um procedimento relativamente simples. Contudo, ele exige bastante conhecimento do especialista e cuidado do paciente, pois o resultado final é uma soma de diferentes fatores. Mas o melhor de tudo é o que um sorriso mais branco traz.

A alegria de poder sorrir com intensidade, sem vergonha do tom amarelado dos dentes, é indescritível, promovendo ativamente a autoestima e o bem-estar pessoal, que são facilmente prejudicados devido a fatores estéticos.

Aqui na Dental Chick, você encontra os tratamentos e orientações necessárias para realizar um clareamento dental de maneira eficiente e segura, com profissionais competentes e preparados para fazer bem por você. Agende sua consulta.