Pacientes com diabétes: cuidados com tratamentos odontológicos

O aumento dos casos de pessoas com diabetes é uma realidade, decorrência dos maus hábitos alimentares da população, o que leva à obesidade e, com o auxílio da tecnologia, também ao sedentarismo, condições que aumentam muito o risco de desenvolver a doença. E a ela pode trazer complicações também pra sua saúde bucal.

Candidíase, aftas, cáries, infecções, úlceras, gengivite e periodontite são problemas comuns enfrentados por pacientes diabeticos. Além disso, afeta a cicatrização de cirurgias bucais. E, se você não tem diabetes mas possui doenças gengivais frequentes, cuidado: estudos indicam que estas enfermidades podem alterar o controle glicêmico do sangue e contribuir para o desenvolvimento do diabetes. Como o diabetes diminui a capacidade do organismo de combater bactérias, estas infecções conseguem se desenvolver com mais rapidez, gerando até perdas ósseas em casos mais graves.

Se você tem diabetes

Se você é diabético, avise o seu dentista, pois serão necessários cuidados especiais para a sua consulta, além da preparação do próprio dentista para organizar os equipamentos e medicamentos necessários. Caso o nível de açúcar no sangue estiver abaixo de 70 (hipoglicemia) ou acima de 300 (cetoacidose), ou seja, não estiver controlado, não se submeta a qualquer procedimento odontológico, e procure atendimento médico.

Com um pouco de atenção e cuidados simples, além da atualização e conhecimento do cirurgião dentista de sua confiança, é possível realizar seus tratamentos odontológicos com mais segurança.