ATM (Disfunção temporomandibular). O que é? Como tratar?

ATM. Quando falamos em problemas bucais, muita gente sempre lembra daqueles incômodos que acometem principalmente os dentes e a gengiva, ou seja, ficam dentro da boca. Mas a odontologia é uma área cada vez mais ampla que estuda toda a harmonização facial, incluindo o sorriso, e por isso mesmo, se especializa em diferentes assuntos, e um deles é o ATM, também conhecido como Disfunção temporomandibular.

O que é ATM - Disfunção temporomandibular

O nome pode parecer estranho, mas é facilmente perceptível por pessoas que sofrem com dores ao abrir e fechar a boca, e especialmente durante a alimentação. Um dos sintomas mais perceptíveis é um leve estalo, como se a mandíbula estivesse travando. Isto acontece quando alterações ou problemas nas articulações ocasionam falhas na ligação do maxilar com a mandíbula. Este problema também pode resultar em inchaços no rosto ou dores de cabeça.

Quais as principais causas

As principais causas do surgimento do ATM decorrem do desgaste das próprias articulações ao longo do tempo ou de traumas/batidas, além de outro problema relacionado à idade, que é a artrite. Mas também, é possível notar o surgimento do ATM como consequência do bruxismo ou de tensões musculares, e até mesmo o estresse pode causar o seu aparecimento.

Como é o tratamento

Se você sente dores ou desconforto ao mastigar ou até mesmo falar, deve procurar um dentista imediatamente, pois somente um profissional habilitado pode fazer o diagnóstico correto. O tratamento consiste no uso de analgésicos ou sedativos para aliviar a dor (caso esta seja grande), e em casos mais graves, pode ser acompanhado de uma intervenção cirúrgica para reparar as articulações desgastadas.

Uma dica que muitos recomendam é que, assim que diagnosticado o problema, os pacientes adotem uma dieta com alimentos que não sejam tão duros, uma vez que a mastigação acaba por desgastar ainda mais as articulações, intensificando os sintomas do ATM.

Em todo caso, sempre procure seu dentista!