Como a baixa imunidade prejudica os dentes

Como a baixa imunidade prejudica os dentes? Quando nosso sistema imunológico não está 100%, nosso organismo fica mais vulnerável às mais diversas enfermidades, pois possui menos defesas do que o necessário para proteger nosso corpo de doenças e infecções. E isso também vale para a região bucal: tanto doenças que geram efeitos colaterais que podem ser sentidos na boca como também doenças bucais, são mais comuns quando estamos com a imunidade baixa.

Confira abaixo algumas doenças que indicam este problema.

Como a baixa imunidade prejudica os dentes. Aftas

Você provavelmente já ouviu falar que as aftas aparecem quando nosso sistema imunológico não está agindo conforme esperado. Isso acontece porque, com menos defesas, os pequenos machucados na boca, que seriam imperceptíveis em condições normais, evoluem e infeccionam, por conta do contato com a saliva, alimentos e bactérias, gerando aquela camada arredondada e vermelha, com o centro amarelado ou até esbranquiçado. O ideal, nestes casos, é utilizar pomadas analgésicas para aliviar a dor, e também fazer bochechos com enxaguantes bucais. Quando o caso é grave, é possível receitar até mesmo antibióticos.

Como a baixa imunidade prejudica os dentes. Herpes

A herpes é uma doença bastante contagiosa que pode afetar principalmente os lábios e gengivas. Com menos imunidade, o surgimento de bolhas e feridas é facilitado, e é preciso receitar medicamentos para aliviar e reduzir estas erupções.

Como a baixa imunidade prejudica os dentes. Periodontite

Quando uma gengivite (inflamação da gengiva) encontra um ambiente com baixa imunidade, ela pode evoluir para algo mais grave, a periodontite. Esta doença afeta os tecidos mais profundos de suporte dos dentes, causando dores e, em casos extremos, até mesmo a perda do dente. Quando a periodontite aparece, é fundamental procurar ajuda médica.

Como se prevenir destas doenças bucais

Na grande maioria das vezes, podemos resumir o cuidado com o surgimento de doenças bucais em uma palavra: prevenção. Mesmo seguindo estes passos, ainda é possível que a baixa imunidade permita o surgimento de alguma doença, porém, com bem menos gravidade.

  • Beba bastante água para hidratar a boca e o corpo também.

  • Coma alimentos ricos em fibras e vitaminas.

  • Escove os dentes e passe fio dental todos os dias, para evitar o acúmulo de restos de alimentos.