Como prevenir a retração gengival

Como prevenir a retração gengival. Na odontologia, assim como em todas as outras áreas da saúde, a prevenção vale muito mais do que o tratamento e a recuperação. Isso porque atuar de forma preventiva ajuda não só a manter a sua saúde bucal em dia, como impede o surgimento de doenças que podem causar dores, incômodos e, em casos extremos, até mesmo a perda de um dente.

Um problema bastante comum para os brasileiros é a retração gengival, um estado onde a gengiva que cobre o dente deixa de fazer a cobertura necessária do mesmo, deixando-o mais exposto a ações externas e provocando problemas, como sensibilidade. Mas você pode se prevenir.

Escovação sem exagero

Escovar os dentes é fundamental para termos uma boca mais saudável. Isso todo mundo sabe. Mas, na vontade de ter dentes mais limpos e brancos, de deixar a boca muito limpa, algumas pessoas exageram na dose e fazem força excessiva na hora da escovação. Isso também é um problema, pois uma das causas da retração gengival é a lesão da mesma como resultado do contato direto com as cerdas da escova. O ideal é escovar os dentes sempre de forma moderada, sem utilizar tanta força. Mesmo assim, caso você prefira, é possível ainda utilizar escovas com cerdas mais macias, que agridem menos os dentes e a gengiva.

Fio dental

Outra causa comum da retração gengival é o acúmulo de restinhos de alimentos na base dos dentes, que ficam em contato com a gengiva. Com o passar do tempo, caso eles não forem removidos, as reações químicas começam a agredir a gengiva, provocando lesões e o seu enfraquecimento, até que a mesma passe a se retrair. O uso de fio dental dificulta o surgimento da doença por esta causa, já que consegue chegar onde uma escova normal não alcança.

Alimentação saudável e balanceada

Bons hábitos alimentares são meio caminho andado quando o assunto é saúde bucal. No caso da retração gengival, consumir alimentos com vitamina C, como laranja e kiwi, contribui para deixar o tecido gengival mais forte e resistente aos ataques de agentes externos. Outra dica valiosa é comer alimentos com fibras, pois eles ajudam na limpeza superficial dos dentes.