Os prejuízos do fumo para o seu sorriso

Prejuízos do fumo para o seu sorriso.  Todo mundo sabe que fumar faz mal para o corpo, especialmente para os pulmões, podendo inclusive ocasionar o surgimento de câncer, mas poucas pessoas estão atentas aos riscos que ele traz também para a sua saúde bucal.

Malefícios do cigarro para a sua saúde bucal

Se fumar faz mal para os pulmões, é porque a ingestão da fumaça e de suas substâncias é maléfica para o corpo. Mas, para chegar até os pulmões, ela precisa passar pela boca, então, imagine o estrago que o cigarro ou qualquer outro tipo de fumo pode fazer ali também.

Os problemas mais comuns e facilmente identificáveis são o mau hálito e a pigmentação dos dentes. O cheiro ruim acontece porque a fumaça ingerida acaba por ressecar a boca, diminuindo assim a produção de saliva e causando, com isso, dois problemas: primeiro, o acúmulo de restos de alimentos entre os dentes, que sem a saliva, permanecem grudados aos dentes ou gengiva e vão se decompondo com o tempo, causando o mau cheiro; segundo, as próprias substâncias tóxicas do cigarro adentram a boca e podem se alojar em diferentes locais, como gengivas e garganta, facilitando assim o surgimento do mau hálito.

Já o escurecimento dos dentes acontece por causa da nicotina, um dos principais princípios ativos do cigarro, que se acumula facilmente no esmalte dentário, dando ao fumante a aparência de um sorriso mais amarelado. E isto, nem uma boa escovação regularmente resolve. Além disso, a nicotina também provoca outro efeito, que é o aumento da produção de melanina no corpo, o que pode ocasionar a popular “melanose do fumante”, uma doença que escurece as gengivas e bochechas.

Ao atacar a gengiva, o fumo também as enfraquece, e isto afeta diretamente a estrutura de sustentação dos dentes. Os casos mais comuns são de periodontite e gengivite, mas se nada for feito e nenhum tratamento for realizado, o problema pode se agravar e causar até à perda óssea e dos dentes. Também são comuns casos de pacientes que tem o olfato e o paladar afetados pelo fumo.

E existe um problema invisível, mas muito grave: pacientes fumantes também têm seu sistema imunológico afetado. Ou seja, o corpo tem menos resistência para combater bactérias que causam doenças na boca. Com isso, os tratamentos periodontais podem até não obter resultados satisfatórios, já que o tabagismo dificulta o processo de cicatrização. Outro problema enfrentado por fumantes é que procedimentos de clareamento não serão 100% efetivos, já que o consumo de tabaco anula os efeitos dos tratamentos e causa o amarelamento dos dentes mais rapidamente.

Parar de fumar é a melhor solução

Falando, pode parecer fácil, mas realmente, deixar o hábito de fumar é a melhor coisa que o fumante pode fazer pela saúde da sua boca e de todo o seu corpo. Evitar o surgimento e a propagação de doenças bucais e pulmonares traz benefícios para o sorriso e qualidade de vida de qualquer pessoa. Quando o paciente parar de fumar, o ideal é consultar também um odontologista, para que um profissional experiente possa fazer uma avaliação geral dos dentes e da boca, podendo assim dar as devidas orientações para resolver qualquer problema que porventura exista.