Sensibilidade nos dentes, o que causa e como prevenir?

A situação é bastante comum: você está comendo alguma coisa, está tudo normal quando, de repente, um alimento causa uma pontada em um de seus dentes. Embora a ocorrência de sensibilidade nos dentes possa ser um sintoma que acontece uma vez e desaparece sem deixar rastros, com a saúde bucal estando normalizada, tem pessoas que enfrentam problemas sérios de hipersensibilidade, e aí, alimentos muito quentes ou muito frios, e até doces, pode ser um problema.

Como a sensibilidade surge

Assim como diversas doenças da boca, o ponto principal é que a sensibilidade nos dentes surge como decorrência de outros problemas bucais, especialmente a retração gengival (que pode ser causada pela falta de higienização correta do local ou até por uso excessivo de força durante a escovação) e o desgaste do esmalte dentário, fazendo com que a dentina, parte inferior do dente, ficar exposta e sujeita a ação de alimentos e bebidas.

Quem tem sensibilidade sente arrepios quando come alguma coisa quente ou fria demais, e até mesmo quando pega aquele docinho ou cafezinho depois do almoço. Isto porque a dentina contém diversas terminações nervosas que, ao entrar em contato com elementos estranhos, são ativadas e causam dor, geralmente aguda, mas passageira. Quando passam por isso, muita gente começa a escovar ainda mais os dentes, na esperança de sanar o problema, e outra busca por solução inclui trocar o creme dental para um especial. Estas ações são um erro e podem piorar o problema.

O melhor a se fazer caso o sintoma apareça é procurar um dentista logo que os sintomas aparecerem. Em boa parte dos casos, a situação só se agrava porque as pessoas levam semanas ou meses para procurar um especialista, procurando um consultório somente quando as dores já estão bem fortes, em estado avançado – o que pode causar até uma inflamação grave.

Para curar a hipersensibilidade, diversos tratamentos podem ser recomendados:

  • Enxerto: a retração gengival pode ser corrigida ao transplantar um pedaço do céu da boca no local;
  • Resina: resinas também podem cobrir a área exposta;
  • Laser: raio laser pode ser utilizado para aliviar a dor;
  • Aplicação de dessensibilizantes: analgésicos que são aplicados no consultório e contribuem para a diminuição dos sintomas.

O melhor tratamento é a prevenção

Como tudo que envolve os dentes, o melhor tratamento é sempre a prevenção, evitar que o problema sequer apareça. Mantenha sempre uma alimentação saudável e balanceada e escove bem os dentes pelo menos três vezes ao dia, sem esquecer também do fio dental. Mas, caso algum problema aparecer e seus dentes ficarem sensíveis, pode contar com a Dental Chick.