Dentista, aquele que cuida da sua boca muito além dos dentes.

Dentista, aquele que cuida da sua boca muito além dos dentes. É bastante comum a percepção de que o profissional de odontologia trata apenas de questões relacionadas aos dentes, afinal, o próprio nome “dentista” já associa diretamente ao cuidado com os dentes. Mas isso está longe de ser verdade. Isto porque, nas últimas décadas, as técnicas de prevenção, recuperação e diagnóstico melhoraram consideravelmente, junto ao aumento da capacidade técnica dos profissionais da área. Com isso, o papel do dentista ganhou muito mais importância.

O dentista pode fazer coisas que você nem imagina

Um dos principais casos onde o dentista pode intervir é em relação à gengiva: como ela é fundamental para a sustentação e força dos dentes, qualquer alteração em sua forma, tamanho ou coloração são indícios de que algo não está bem, e de que um tratamento específico deve ser feito. Da mesma forma, os tecidos internos da boca podem sofrer lesões, como aftas. Apesar de ser uma doença passageira e que não necessita de tratamento específico, o profissional que identifica a lesão sempre recomenda a não ingestão de alimentos ácidos, por exemplo, além de recomendar o afastamento de situações que geram estresse.

O mesmo acontece com a língua, que, em sua forma natural, tem coloração rosada. Dependendo do tipo de alteração, as consequências podem ser doenças como anemia e falta de vitaminas, até casos mais graves, como câncer e AIDS. O bom profissional é aquele que sabe distinguir cada caso e orientar o paciente quanto ao melhor procedimento de tratamento.

Outros casos que o dentista pode intervir é na identificação da saliva. Ela é fundamental para a hidratação, e, observando seu volume, viscosidade e densidade, é possível identificar se existem problemas como infecções, cáries e até mau hálito. Este, inclusive, é um dos primeiros contatos que o profissional de odontologia faz quando o paciente abre a boca e, dependendo do cheiro, pode-se realizar uma limpeza completa ou, quando a boca estiver saudável, orientar o paciente a procurar um especialista gastrointestinal para avaliar a causa do problema. E até no pescoço o dentista pode identificar problemas, por exemplo, pescoço inchado pode ser sinal de inflamação nos gânglios linfáticos.

Visitar seu dentista é importante, sempre

A dica é básica, mas vale ser seguida. Visite regularmente o seu dentista porque, mais do que apenas cuidar da saúde dos seus dentes, ele pode ajudar você a se proteger de outras mazelas que atacam não só a sua boca mas também o seu corpo. Para marcar uma consulta aqui na Dental Chick, é fácil, é só ligar para o telefone (51) 3483-7218. Nós teremos um imenso prazer em te ajudar.