Dentadura ou implantes dentários, qual a melhor solução para o seu sorriso?

Dentadura ou implante dentário, qual a melhor solução para o seu sorriso? Para garantir um sorriso bonito e saudável por toda a vida, é preciso muita disciplina e consciência de que a boa higiene bucal vai muito além da escovação. O cuidado com a alimentação é uma parte fundamental na manutenção de dentes fortes, e aliado a boas práticas de higiene, contribuem para a manutenção de um sorriso perfeito. Porém, isto é muito simples na teoria, mas nem sempre aplicável na prática do dia a dia.

Infelizmente, é bastante comum que, com a correria do dia a dia, as pessoas deem menos atenção à sua saúde bucal, pulando etapas da escovação e ingerindo diversos alimentos que agridem e fazem mal aos dentes. Além disso, muitas doenças da boca são silenciosas e pouco perceptíveis pelo próprio paciente, sendo necessário um diagnóstico de um especialista em odontologia. E aqui vem outro problema: também é bastante comum as pessoas não seguirem a recomendação de visitar o dentista regularmente, a cada seis meses.

Tudo isso contribui para o avanço de doenças que, quando não são devidamente tratadas, podem evoluir e provocar danos severos ao dente e suas estruturas, levando até mesmo a perda de um ou mais dentes. E quando isto acontece, o que fazer?

Quais as opções para repor a perda dentária

A odontologia tem evoluído muito nas últimas décadas, proporcionando aos pacientes diferentes formas de melhorar a estética e a funcionalidade de seus sorrisos, devolvendo assim a alegria ao seu rosto e influenciando diretamente o aumento da qualidade de vida.

Entre as técnicas mais recomendadas pelos pacientes que precisam repor um ou mais dentes, estão o uso de dentaduras e a aplicação de implantes. Mas qual dele é o melhor pra você?

Dentadura ou implante, o que escolher?

Dentadura e suas principais vantagens

A dentadura é bastante conhecida por pacientes em busca de reabilitação, e é também um dos métodos mais requisitados. Isto porque ela apresenta uma vantagem muito clara: a praticidade. Por ser uma prótese removível, o paciente pode retirá-la a qualquer momento, facilitando muito especialmente na hora da higienização e limpeza.

Uma dentadura pode ser parcial ou total. A parcial é composta de um ou mais dentes, com ganchos de metal que se acoplam e se apoiam nos dentes naturais, para garantir assim uma maior sustentação. Já a dentadura total é recomendada para pacientes que apresentam perda severa de diversos dentes. Neste caso, pode ser necessária a remoção prévia de um ou mais dentes restantes, para que a prótese possa ser aplicada da maneira correta.

Esta praticidade faz a dentadura ser um procedimento mais em conta, tendo como contratempos a necessidade do paciente utilizar produtos complementares para garantir maior fixação, evitando assim inconvenientes especialmente em público.

Utilizar dentadura trará mudanças significativas no estilo de vida do paciente. Primeiro, porque apesar de cumprir bem a função estética dos dentes, sua funcionalidade não é tão resistente quanto dentes normais. Isto significa que alimentos muito duros devem ser evitados, optando por alternativas mais macias, que não forcem tanto a estrutura da dentadura. Além, é claro, do constante cuidado com a sua correta higienização, para evitar que restos de alimentos se acumulem, especialmente no espaço de sustentação da gengiva, evitando assim o risco do surgimento de infecções.

Implantes e suas principais vantagens

Por sua vez, os implantes dentários têm como grande diferencial a segurança. Isto porque, ao contrário da dentadura, que é móvel, o implante apresenta uma estrutura fixa que dá mais sustentação e garante assim uma fixação extrema, proporcionando ao paciente a tranquilidade de realizar qualquer movimento e comer qualquer alimento sem precisar se preocupar em ver os dentes descolando.

A técnica consiste em posicionar uma estrutura de metal no osso maxilar ou, dependendo do caso, na mandíbula (alguns pacientes necessitam realizar um enxerto para garantir a correta sustentação). Esta estrutura servirá como substituta à raiz dentária, servindo de suporte aos novos dentes, acoplados e posicionados através de próteses.

Pacientes que optam pelos implantes são submetidos a um procedimento cirúrgico, para abrir a região da gengiva que receberá os implantes. E aqui entra um ponto importante: o tratamento por implantes dentários é mais longo. Isto porque, após a colocação do implante, o cirurgião dentista irá fechar a gengiva para que ocorra a chamada osseointegração, ou seja, a aceitação natural da nova estrutura no organismo. Este período pode levar até seis meses, de acordo com cada paciente. Somente após este período é que a estrutura estará apta a receber as próteses definitivas.

Estas próteses são encaixadas e posicionadas no local planejado, e podem ser tanto individuais (com um dente) ou parciais (com vários dentes). A principal vantagem do implante dentário é a segurança ao paciente, visto que sua estrutura fixa não correrá riscos de desalinhar.

O contraponto é que, por ser mais demorado, o tratamento por implantes também é mais caro do que utilizando dentaduras. Um custo que, quando colocado na ponta do lápis, pode valer a pena caso o paciente precise desta segurança.

Aqui na Dental Chick, temos o melhor para você

Seja qual for o tipo de procedimento escolhido para recuperar a estética e a funcionalidade do seu sorriso, aqui na Dental Chick, contamos com profissionais especialistas em implantodontia, o ramo da odontologia que visa oferecer ao paciente reabilitações protéticas de excelente qualidade. Se você sofre com a perda de um ou mais dentes, agende sua consulta e venha conversar com a gente. Temos certeza que, conversando com um de nossos profissionais, você se sentirá mais seguro para escolher um destes tratamentos e voltar a sorrir com ainda mais intensidade. Estamos te esperando.