Gengivite, um problema que pode atrapalhar o seu sorriso

Gengivite, um problema que pode atrapalhar o seu sorriso. Todo mundo sabe que o sorriso é muito importante não só para a saúde, mas também para a autoestima e o bem-estar. Ter dentes bonitos é um objetivo de muitas pessoas, mas alcançar este objetivo é um processo gradual que requer cuidados durante toda a vida. Porém, às vezes, pequenos problemas podem aparecer e comprometer a beleza do ato de sorrir. Isto porque a beleza do sorriso pressupõe a harmonia entre diversos elementos: formas e linhas de expressão da face, posição dos lábios, dentes e, inclusive, a gengiva.

E um dos problemas mais comuns que afetam a saúde bucal não ataca diretamente os dentes, mas justamente a gengiva. A boa notícia é que o tratamento é simples, e com alguns cuidados, é possível manter este problema longe da sua boca.

O que é gengivite

A principal característica de uma gengivite é a inflamação da região das gengivas, provocando inchaços, dores, sangramentos e, em casos mais graves e sem tratamento, até mesmo infecções e periodontite. Apesar de ser um problema que pode evoluir para consequências mais graves, a gengivite é muito fácil de ser detectada e tratada. Por se tratar de uma inflamação, os sintomas mais comuns costumam ser vistos a olho nu pelo próprio paciente, como as gengivas ficarem com uma tonalidade mais avermelhada, além do inchaço e presença de sensibilidade. Esta sensibilidade, geralmente, irá provocar sangramentos durante a escovação, pois, ao estar mais sensível, a gengiva fica mais suscetível à irritação causada pela placa bacteriana e o tártaro.

Outros indícios de que a gengivite está presente é a retração da gengiva, quando os dentes ficam desprotegidos e com uma aparência mais alongada, e também a formação de pequenas bolsas de gengiva entre os dentes, que também gera desconforto. Além disso, é preciso ficar atento caso o paciente sinta uma leve dor ao comer ou beber.

Quando todos estes sintomas não são averiguados e tratados, os sintomas da gengivite irão se acentuar e ela vai evoluir para uma periodontite, uma infecção gengival grave e irreversível que danifica não somente a gengiva, mas também os dentes até a sua raiz e também ocasiona o comprometimento do osso maxilar.

Principais causas

Por ser uma doença bastante comum, as principais causas para o surgimento da gengivite também são comuns, e todo paciente que não cuida adequadamente da sua saúde bucal pode desenvolver este problema. Entre as principais causas, destacam-se:

  • Acúmulo de placa bacteriana, fruto de uma má escovação, que acaba deixando restos de alimentos para as bactérias da boca se alimentarem, liberando ácidos e toxinas que causam a infecção;
  • Má oclusão, quando os dentes inferiores e superiores não se encaixam da maneira correta;
  • Consequência do surgimento de cáries e tártaro.

Como é o tratamento da gengivite

Quando detectada e tratada em seus estágios iniciais, ou seja, antes de evoluir para uma periodontite, a gengivite pode ser revertida com o tratamento adequado. Mas é importante deixar uma informação bastante clara: a gengivite não tem cura, e o papel do tratamento é controlar a doença para que ela não se desenvolva mais, evitando assim prejuízos futuros à saúde bucal do paciente.

O diagnóstico da gengivite pode ser realizado em qualquer consultório odontológico, mas um dos grandes problemas que impede o seu descobrimento é a falta de hábitos dos brasileiros de irem ao dentista. A recomendação é de que sejam realizadas consultas de rotina a cada seis meses.

Nas fases mais iniciais do tratamento, basta o paciente retomar hábitos mais adequados de escovação, com cremes dentais especiais para fortalecer a região, além de utilizar fio dental e enxaguantes bucais para proteger ainda mais a boca. Estes cuidados simples não podem ser negligenciados, e em casos de gengivite leve, conseguem reverter a inflamação, bastando ao paciente a manutenção e o cuidado.

Já em fases intermediárias e graves, será preciso realizar uma intervenção, onde o profissional da odontologia fará a limpeza da placa bacteriana, raspar os dentes para remover sinais de tártaro (que nada mais é do que a placa formada que se endureceu), aplicar produtos especiais que combatem a gengivite e também indicar medicamentos, que devem ser seguidos à risca.

Com cuidado, é possível prevenir

O fato da gengivite não ser curável é porque não existe tratamento que impeça completamente o seu surgimento posterior. Como as principais causas para que ela aconteça são resultado direto da falta de cuidado com a escovação e de hábitos alimentares saudáveis, é preciso que o cuidado seja constante.

Algumas dicas importantes:

  • Alimentação balanceada é muito importante, pois certas comidas e bebidas ricas em açúcares e ácidos podem prejudicar a defesa dos dentes e da gengiva;
  • Evitar o cigarro e outras fontes de tabaco;
  • Valorizar a escovação correta, utilizando tanto a escova de dentes quanto o fio dental e o flúor de maneira adequada, sem pressão desnecessária para evitar ferimentos;
  • Visitar regularmente o dentista. Esta dica é muito importante e pode identificar e prevenir o surgimento não só de gengivite, como de diversos outros problemas bucais.

Agende sua consulta para sorrir sem preocupação

Sempre é bom reforçar: visitar regularmente o seu dentista é mais do que uma rotina, mas uma demonstração de cuidado com a sua saúde bucal. Aqui na Dental Chick, nós retribuímos este carinho com dedicação, profissionalismo e uma equipe altamente capacitada e habilitada para tratar as diferentes enfermidades que podem comprometer a saúde da sua boca, inclusive a gengivite. Agende sua consulta e confira de perto como podemos fazer você sorrir com ainda mais alegria.