Meu dente caiu. E agora?

Meu dente caiu. E agora? A situação é mais comum do que muita gente imagina. Pode ser uma criança que cai durante uma brincadeira, uma queda durante um jogo de futebol com os amigos ou até mesmo um acidente doméstico. Quando a lesão é muito forte, pode acontecer a quebra ou até a queda de um ou mais dentes, gerando dor e preocupação. E tem também as situações decorrentes do mau cuidado da saúde bucal. Mas, em alguns casos, é possível contornar a situação.

Quando é possível salvar o dente?

Caso o acidente ou doença atinja a raiz do dente, o mais recomendado é extrair a estrutura por completo e substituir por uma prótese ou implante. Já se a raiz não foi comprometida, aí sim, pode ser realizada a restauração do dente, com materiais como resina ou porcelana. É importante lembrar, também, que estes procedimentos são mais recomendados em pacientes mais velhos, pois em crianças e jovens, a sua estrutura óssea ainda está em formação, e é melhor deixá-la intacta.

Meu dente caiu. E agora? Solução imediata.

Quando uma queda acontece, é preciso planejamento para definir o melhor tratamento. Mas saiba que você pode sair do atendimento com um dente provisório, para não ficar com uma “janela” no seu sorriso.

Quando o reimplante pode ser realizado?

Caso o dente esteja inteiro após a perda, o paciente deve lavar o mesmo em água corrente e manter o dente imerso em soro, saliva ou leite por, até, duas horas. Feito isso, é fundamental procurar uma clínica odontológica especializada, para que o reimplante possa ser feito o quanto antes.

Sempre é bom lembrar

Essas recomendações não valem para dentes de leite. Estes não devem ser reimplantados, mesmo que caiam antes do tempo certo.