Retração Gengival, o que é e como tratar.

Como sabemos, o sorriso é um elemento fundamental para estar bem com o próprio corpo. Isto porque não temos como esconder os dentes em uma conversa, não dá para disfarçar um sorriso. É por isso também que os cuidados devem ser constantes. São muitas as complicações que podem comprometer sua aparência estética. Um deles é a retração gengival, também conhecida como recessão. Este problema é muito comum em consultórios.

O que é retração gengival?

Como o próprio nome diz, a retração gengival é a recessão (regressão) da gengiva, fazendo-a não cobrir totalmente o dente, expondo assim suas raízes. Além de ser um problema estético, esta situação pode comprometer a funcionalidade dos dentes, uma vez que com partes sensíveis expostas, o paciente pode sentir dores após a ingestão de alimentos frios ou pastosos. Uma preocupação a mais passa a ser a higienização dos dentes, uma vez que a escova e o fio dental podem causar incômodos nesta área desprotegida do dente.

Outros problemas decorrentes da retração gengival, além do aumento da sensibilidade e da dificuldade na escovação, incluem o aumento da possibilidade de desenvolver cáries e também de inflamações gengivais.

Quais as principais causas?

A maior parte dos casos de retração gengival tem como elemento causador o acúmulo de placa bacteriana nas gengivas (também conhecida como periodontite), causando assim um ataque aos ossos que dão suporte às raízes, causando também as perdas dentárias; e possíveis traumatismos causados pela escovação exagerada, por uma força excessiva das cerdas da escova contra os dentes e a gengiva, causando assim seu enfraquecimento.

Sendo assim, a retração gengival deve ser acompanhada de perto por um especialista da área da odontologia, pois é possível que o quadro evolua e cause até a perda permanente de alguns dentes. Mas é importante ressaltar: o quadro tem tratamento.

Como é o tratamento?

O primeiro passo é identificar o problema, algo que só pode ser feito em um consultório de odontologia. Por mais que você veja alguns sintomas na internet, somente o diagnóstico especializado pode comprovar e dar prosseguimento aos processos de tratamento.

Nesta etapa, é preciso remover qualquer excesso de placa bacteriana e tártaro que podem ter se instalado na gengiva e nos dentes. Isso impedirá seu desenvolvimento futuro. Quando o quadro é mais grave, é necessário realizar uma cirurgia plástica gengival para reposicionar as bordas da mesma em sua exposição natural, protegendo assim os dentes e dando mais beleza estética.

Estas cirurgias podem ser:

  • Com enxertos gengivais: enxertos de gengiva são coletados em áreas próximas e recolocados na área exposta. Esta técnica é mais previsível, aumentando assim a satisfação quanto ao resultado final;
  • Sem enxertos gengivais: são utilizados materiais para o recobrimento radicular, protegendo assim a área sensível, como facetas laminadas ou lentes de contato. Porém, tem menos previsibilidade e pode variar muito de um paciente para outro.

Procure sempre um especialista

Seja qual for o seu quadro, procure um especialista. Aqui na Dental Chick, nossos profissionais são capacitados para resolver a sua retração gengival de maneira segura. Agende sua consulta.