Cuidado com a saúde da sua gengiva.

Quando falamos em saúde bucal, muita atenção é dada aos dentes, afinal o sorriso é a marca de qualquer pessoa e uma boa aparência faz a diferença. Em menor escala, mas igualmente importante, está a língua, um órgão muscular responsável pelo nosso paladar, sentir o gosto dos alimentos. Mas existe outra parte da boca que também deve ser tratada com todo o cuidado: a gengiva.

O que é e qual a função da gengiva?

A gengiva é um tecido epitelial que tem tonalidade variável entre rosa e vermelho claro, que tem como principal função a sustentação dos dentes. É em seu interior que os dentes se desenvolvem e criam suas raízes, sendo assim, a gengiva também é fundamental para o processo de nutrição dos dentes. Dentes bem nutridos são mais fortes e resistentes a bactérias e outras doenças.

Por isso, a gengiva também deve ser muito bem cuidada na escovação. Pequenos pedaços de comida podem se alojar entre a base do dente e a gengiva, em locais de difícil acesso que nem mesmo escovas conseguem remover. Assim, é fundamental utilizar o fio dental, instrumento que consegue retirar aqueles pequenos resquícios, como cascas de pipoca ou outro alimento, que podem desenvolver mau cheiro e até mesmo aumentam o risco de infecções, graças a seu processo de decomposição.

É normal ter um inchaço na gengiva?

Nenhuma alteração no estado natural deve ser tratada como algo normal. Porém, nem todo inchaço pode ser indício de um problema ou doença. Em muitos casos, é comum pensar que é uma gengivite, mas as causas mais comuns para o inchaço são bem menos graves:

  • Aftas são inflamações que causam dor e inchaço, mas possuem atuação local. São lesões facilmente identificáveis pela sua aparência, com um aspecto esbranquiçado e bordas avermelhadas. Elas são tratáveis com medicamentos e geralmente desaparecem após um período que varia de uma a duas semanas;
  • Fumo também pode causar problemas, pois as toxinas do cigarro facilitam o desenvolvimento de doenças gengivais;
  • Falta de higiene bucal causa problemas em toda a boca, e com a gengiva não é diferente. O principal resultado de uma escovação inadequada é o inchaço causado pelo acúmulo de placa bacteriana, que ataca o dente e também a gengiva. Um agravante é que com isso, a região fica extremamente sensível, facilitando assim o risco de sangramentos caso a força utilizada para escovar ou passar fio dental seja exagerada;
  • Quimioterapias causam alterações em diversas funções do corpo, mas pode ter como efeito colateral o inchaço, dor e sangramento da gengiva. Por isso, é importante consultar um especialista de odontologia quando estiver realizando algum tipo de tratamento contra o câncer.

E a gengivite?

Já a gengivite é uma doença que ocorre como resultado do acúmulo de placa bacteriana. Com o tempo e a falta de escovação ideal, esta placa desenvolve toxinas e ácidos que irritam a mucosa da gengiva, e é neste momento que você deve procurar um dentista. Isto porque a falta de cuidados nesta fase pode gerar complicações e agravantes, evoluindo para uma periodontite e ocasionando até danos permanentes a seus dentes.

Os sintomas mais comuns são uma coloração avermelhada, inchaço e sangramento durante a escovação. Outro sintoma é a retração, fazendo com que os dentes pareçam maiores do que realmente são. Mas prevenir a gengivite é fácil: com escovação correta, alimentação balanceada e visitas regulares ao dentista, é possível prevenir qualquer tipo de problema.