Tratamento de canal, uma solução para o seu bem.

O tratamento de canal é um dos procedimentos mais temidos por pacientes em qualquer consultório de odontologia. Isto porque antigamente, era um procedimento dolorido e que causava muito desconforto nos pacientes. Porém, com os avanços tecnológicos, esta realidade é coisa do passado, e o procedimento é muito mais tranquilo do que era até alguns anos atrás.

Mas o que é o tratamento de canal?

O tratamento de canal é uma solução perfeita para um problema grave, como uma cárie em estágio avançado. Com a má higienização bucal, a cárie encontra espaço para se propagar e pode alcançar a polpa dentária, a parte interna do dente que contém todos os mecanismos de irrigação e terminações nervosas. E, como a área é extremamente sensível, o tratamento de canal ganhou a sua fama de ser um procedimento dolorido.

Com os avanços da tecnologia, a dor diminuiu consideravelmente, mas compatível com a gravidade de sua aplicação. O tratamento de canal só é feito quando não existe outra solução, e a não realização pode acarretar no comprometimento do dente, inclusive sua perda, e até de problemas mais graves na dentição do paciente. Geralmente, é feito por um profissional endodontista, especialista na parte interna do dente.

Sendo assim, para evitar a necrose local, é realizado o tratamento de canal, que remove a polpa dentária comprometida e também faz a desinfecção e desobstrução da câmara pulpar e do canal radicular do dente. Com o correto cuidado do paciente, um dente restaurado tem a mesma estrutura de um dente natural saudável, mas é importante realizar consultas regulares para que o seu dentista possa acompanhar a evolução do tratamento, além de prevenir o surgimento de outros problemas.

Quais são os sintomas?

Como lesões graves no dente costumam atingir os tecidos nervosos, um grande sinal de que é preciso fazer um tratamento de canal é uma dor intensa no dente, que se agrava quando ocorre a ingestão de alimentos ou líquidos. Mas em alguns casos, a dor não é perceptível e o problema está lá, portanto, realizar consultas a cada seis meses é fundamental.

Previna-se

Como já falamos, o tratamento de canal é a última medida para impedir que problemas se agravem e comprometam a sua dentição. Por isso, não deixe que a situação chegue neste nível. Faça consultas com seu dentista de confiança regularmente, e mantenha bons hábitos alimentares e de escovação.