Bruxismo, o que é e como tratar.

Você certamente conhece alguém que sofre com o bruxismo, um desordem funcional que tem o ranger dos dentes como sua principal característica, especialmente durante à noite na hora de dormir. É um problema que atinge todas as idades, mas aparece especialmente em crianças, e está bastante relacionado a altos níveis de estresse. E o bruxismo é difícil de se perceber pois o barulho do ranger dos dentes geralmente não é ouvido pela própria pessoa. Ou seja, alguém precisa escutar para perceber o problema.

O que causa o bruxismo?

O bruxismo é uma disfunção que não foi totalmente entendida pelos médicos. Entre algumas causas, físicas ou psicológicas, pode-se perceber:

  • A má oclusão, desalinhamento dos dentes inferiores e superiores, causando o atrito entre eles;
  • Apneia do sono, quando o ar para de fluir para as vias aéreas;
  • Níveis elevados de ansiedade, estresse e tensão, que podem causar a movimentação involuntária dos dentes;
  • Efeito colateral para o uso de antidepressivos;
  • Complicações de doenças degenerativas como Huntington ou Parkinson.

Se você perceber alguns destes sintomas, pode ser bruxismo:

  • Dor de cabeça, na mandíbula, na face e até nos ouvidos, um resultado do bruxismo;
  • Sensibilidade dentária elevada;
  • Desgaste do esmalte dental, que expõe as camadas mais profundas do dente, gerando assim dores;
  • Dentes deformados, achatados, fraturados ou lascados;
  • Ranger de dentes, o sintoma mais claro mas que geralmente não é ouvido pela própria pessoa.

Como tratar o bruxismo?

Se você ou algum conhecido possuir estes sintomas, procure ajuda profissional imediatamente. Um odontologista pode auxiliar no diagnóstico. Converse abertamente sobre todos os sintomas que percebe, e também leve junto um histórico médico, para que o profissional possa analisar as condições do paciente e, inclusive, relacionar o bruxismo com outros problemas que possam estar presentes.

O tratamento visa diminuir a dor do paciente, evitando danos maiores aos dentes e que podem prejudicá-los de maneira permanente, além de reduzir o ranger e o barulho ao máximo. Para isso, é utilizada uma placa para bruxismo, semelhante a um aparelho ortodôntico como o Invisalgin.

Alguns destes aparelhos se encaixam nos dentes inferiores ou superiores, mas também podem ser projetados para manter a mandíbula do paciente em uma posição mais adequada e relaxada. O melhor a fazer é conversar com o seu dentista de confiança para, juntos, encontrarem a melhor solução para resolver o problema do bruxismo.

Aqui na Dental Chick, temos profissionais especializados que podem auxiliar você a resolver este problema. Agende sua consulta!