Mau hálito, o terror das conversas, tem solução!

Conversar com alguém que tenha mau hálito é um desafio. Isso porque, muitas vezes quem possui este problema não sabe, não percebe, pois suas células olfativas estão acostumadas com o cheiro. Em conversas próximas, isto pode causar desconforto, incômodo e constrangimento. O resultado disso causa consequências para o convívio social e a diminuição da autoestima.

O que causa o mau hálito

Muitas vezes, o problema está associado a má higiene bucal e falta de escovação. Apesar de este ser um dos motivos, já que a correta escovação e o uso de fio dental contribuem para a limpeza dos dentes e remoção de resíduos de alimentos. Outros motivos influenciam para esta condição desagradável. A boca seca é um deles, e a falta de produção de saliva faz com que cheiros inesperados possam se proliferar. Outros fatores que influenciam para a condição do mau hálito incluem problemas como cáries e sangramentos da gengiva, tabagismo, além de problemas mais sérios como estomacais.

Além disso, é normal apresentar um pouco de mau hálito assim que acordamos. Como a boca fica mais seca durante o período em que dormimos, as bactérias que causam o mau cheiro possuem o tempo que precisam para fazer o seu trabalho. Uma boa dica para prevenir o surgimento por mais tempo é o uso de um enxaguante bucal, que cria um ambiente mais inóspito

Como combater o mau hálito

Uma solução rápida e muito utilizada para o mau hálito é comer balas ou chicletes. Apesar de serem uma boa solução momentânea, elas não são duradouras. Além disso, o grande volume de açúcar pode causar outros problemas graves nos dentes. A correta higiene bucal é o ponto de partida para prevenir o mau hálito causado por problemas na própria boca. Para isso deve-se prestar atenção em tudo: dentes, gengivas e principalmente a língua. É na língua que a maioria das bactérias causadoras do mau hálito se encontram. Uso de fio dental também é fundamental.

Outra recomendação é beber bastante água. Quanto mais hidratada está a boca, menos ela fica suscetível ao mau cheiro. A principal indicação, por fim, é realizar uma limpeza geral no dentista, geralmente a cada seis meses. Este é o tempo que o profissional pode se certificar de como estão seus dentes. O dentista pode realizar uma limpeza completa e ainda oferecer recomendações sobre como tratar possíveis problemas.

Mau hálito estomacal

Na maioria dos casos, a causa do mau hálito reside na própria boca. Mas, em alguns, o problema é mais grave. Úlceras estomacais podem, por exemplo, causar o surgimento do cheiro desagradável, que sobe o esôfago e sai pela boca. Outra causa do mau hálito pode ser o problema de refluxo, quando o ácido que o estômago produz gera resquícios que também são expelidos pela boca. Nestas situações, o paciente deverá procurar orientação médica especializada.